terça-feira, 2 de abril de 2013

A ARTE DA GUERRA

Ele foi um general chinês, estrategista e um filósofo. Escreveu um tratado militar com 13 capítulos, tratado (que virou livro) venerado até os dias de hoje. Escrito no Século IV a.C., "A Arte da Guerra" tem inspirado multidões e é utilizado - inclusive - como manual de negócios em empresas de grande porte. Sun Tzu, está (ainda) fazendo história.

A disputa sempre teve terreno fértil em nossos corações. Ela começou a existir desde que a fruta foi mordida, causou a morte do irmão e a troca de lentilhas. Fez Isaque ter um irmão mais velho e também fez com que irmãos jogassem o filho predileto na cisterna. Fez com que os judeus libertos desejassem ter um rei, e também fez com que um deles fugisse por causa da traição do seu próprio filho. A disputa dividiu os reinos, realizou guerras, invadiu o coração dos Fariseus. A disputa tentou amarrar o Verbo na morte, mas não conseguiu. Mesmo apesar dela gostar de interagir com os pequenos Cristos na terra, ela perdeu o seu poder. Pelo menos, para aqueles que sabem disso.

A disputa, por mais complicada que possa ser, pode ser vencida. Sabemos que ela incita casais ao divórcio, igrejas a divisão, países a ficarem em estado de guerra. Mas, mesmo assim, ela pode ser vencida por mim e por você. Basta começar no meu mundo: naquilo que meus braços podem estender e fazer minhas mãos tocarem. As vezes até mesmo um lindo sorriso (ao invês de uma testa franzida) faz a diferença.

Derrotamos a disputa com um xeque-mate surpresa, mas que não é uma carta que está escondida na manga. Se estiver, trate de mostrar logo ao seu próximo! Lembre-se que ele não é seu opositor. Adversário, você só tem um e, mesmo com ele, não há disputa. Ela não existe. Ou será que existe disputa com alguém que já perdeu? Não gaste suas forças com quem já foi derrotado, apenas fale isto para ele quando ele pisar em teu pé. Sempre ajude os que são derrotados na disputa a viverem para aquilo que foram criados.

Rumores de guerras sempre existirão e não devemos nos abater, nem ficarmos surpresos ou escandalizados. Se você conhecer um pouco o Livro, saberá que já foi tudo previsto, além de termos a certeza de que a "chapa vai esquentar" ainda mais. No worries, vamos viver a Vida, fazendo terminar as guerras próximas que estão próximas a nós. Com certeza absoluta que você nada pode fazer para intermediar um diálogo entre Barack Obama (EUA) e Kim Jong-Un (Coréia do Norte), porém mesmo você sendo um vermezinho (Isaías 41:14), não precisa ter medo: mude o seu mundinho!

As Boas Novas são novas porque surpreendem o status quo. Falam e pedem uma reação adversa daquilo que normalmente vemos. É por isso que o Carpinteiro veio, para trabalhar a madeira em seu estado natural e transformá-la naquilo que Ele deseja. Essa é a arte maior, não escrita por homens ou estrategistas, mas por pessoas normais como você e eu que multiplicam Seus atos por onde andamos. Este é o bumerangue que vem e que volta, em ações singelas mas que fazem acabar com toda guerra. Mas a maior delas, a guerra "interna", só mesmo com a arte do Carpinteiro.

Uno!

Nenhum comentário: