Além
disso, naqueles dias, vi alguns judeus que haviam se casado com mulheres de
Asdode, de Amom e de Moabe. A metade dos
seus filhos falavam a língua de Asdode ou a língua de um dos outros povos e não
sabiam falar a língua de Judá. (Neemias
13:23, 24 NVI)
Este episódio triste ocorreu em Jerusalém
durante o governo restaurador de Neemias.
Neemias foi levantado por Deus para fazer a
reconstrução da cidade de Jerusalém, após os anos de cativeiro do povo de
Israel na Babilônia, e tomou a seu cargo agir por fé e dependência divina,
ardendo em zelo pela causa de Deus e do Seu povo. Mas não confinou sua missão à
realização da restauração física e aparente. Trabalhou, juntamente com o
sacerdote Esdras, pela restauração espiritual e moral do seu povo. Foi assim
que em suas sindicâncias deparou-se com um
trágico efeito de misturas: pelo
fato de, em desobediência explícita à Palavra de Deus, os homens de Judá uma
vez habitando entre aqueles povos terem feito casamentos mistos, agora boa
parte dos seus filhos (metade), emergiam como subprodutos dessa mistura,
falando meio asdodita, ou seja, um idioma que transitava entre a
língua do povo de Deus e o linguajar do populacho no meio do qual vinham
misturados. Era o que conhecemos como dialeto. Essa mistura vista na fala
denunciava conteúdos doutro teor de mistura: Esdras afirma, no mesmo contexto,
que essa geração transitava na prática dos costumes pagãos dos povos da terra.
Ou seja, o linguajar evidenciava conteúdos contaminados, que os
descaracterizavam como filhos legítimos e os denunciavam como miscigenados com
um estilo de vida contrário aos caminhos traçados por Deus.
Fico pensando na extrema necessidade que a
nova geração evangélica tem de um restaurador de veredas da têmpera de um
Neemias.
Mistura de hábitos, práticas e formas de
trânsito nas lides deste mundo tem revelado um idioma contaminado na boca de
nossos filhos, os filhos produzidos nesta geração de crentes, em sua maioria
esmagadora. Por onde passamos podemos constatar isso com pesar. Em nome de uma
falsa ideologia que pretende circunscrever a Graça à permissividade de práticas
mundanas, os filhos têm falado meio
asdodita em muitas áreas da vida, com o aval e mau exemplo de seus pais
crentes, em áreas inegociáveis como o namoro com liberação instintual da
sexualidade ( pergunto: onde foi parar o conceito bíblico que reprova obras da
carne como fornicação e sexo ilícito? Se a permissividade explícita hoje
popularizada no mundo como ficar adentra
o arraial do povo de Deus como coisa comum e normal, o que vai ocupar o lugar
denunciado biblicamente como fornicação?). Não só. Fala-se meio asdodita nas
transações financeiras, nas celebrações sociais, no uso de bebidas alcóolicas,
no trânsito em ambientes moralmente discutíveis e no próprio linguajar que
perdeu o lugar depurado para dar espaço a xingamentos e palavras torpes, entre
tantas outras coisas.
A geração responsável por ensinar e preservar
valores, não só tem sido omissa por conta de haver perdido noção do que a
Bíblia aponta como separação requerida e recomendada aos crentes, tecnicamente
conhecida como santificação, quanto o é por conta de temer taxação como
"careta" ou hipócrita, ou radical ou presunçoso. Diga-se de passagem
que já fui homenageado com tais
títulos algumas vezes.
Em nome de um liberalismo que longe está do
que o Evangelho de Cristo preconiza como liberdade, destruímos valores
espirituais de alto custo. O Deus visto
e anunciado por Isaías como três vezes Santo, aguarda a identificação do Seu
povo consigo pelas vias da santificação. Ser crente apenas, não é sinônimo de
ser santo. E ser santo não é sinônimo de ser pietista, religioso ou beato. Ser
santo é viver na dimensão do compromisso espiritual que nos posiciona neste
mundo, sem afastar-nos dele, como inimigos de suas práticas injustas e
desdenhosas. É viver na dimensão do temor a Deus que nos caracteriza como
pertencentes a Ele na mesma medida em que nos caracteriza como não mais deste
mundo, porque ouvimos Sua palavra dizer: esta
é a vontade de Deus, a vossa santificação.
O conceito cristão de santidade ao Senhor é
claro. Fala um idioma bastante definido, e este não é o evangeliquês, mas aquele que permite a Deus dizer que não tem
vergonha de chamar-Se nosso Deus. O conceito cristão de santidade é aquele que
emparelha os crentes na fileira dos que temem a Deus por saber que todo o que
se faz amigo do mundo torna-se inimigo dEle; também os caracteriza enfileirados
como aqueles que sabem que o compromisso de Deus quanto a realizar coisas novas
é com os que se santificam. É consciência daqueles que sabem que devemos à
Graça uma resposta de não conformação com o esquema deste século, mas de
transformação, ou seja, ultrapassar a forma, uma vez que ela, a Graça, vai renovando o nosso entendimento. E isso envolve,
seja lido no campo da teologia quanto da psicologia, o comportamento, o
discurso e as atitudes, porque aponta mudanças internas que passam a impregnar
toda a forma de manifestação visível no mundo social. Daí Jesus ter dito que a boca fala do que está cheio o coração. Minimamente o crente nesta geração precisa
ter vigilância quanto ao seu devir na vida, porque este vai denunciar o que o
move, que idioma fala.
Santidade ao Senhor não é religiosidade e
também não é fruto de ascetismo auto-imposto ou alter-imposto. É resposta
espontânea de um coração convertido a Jesus. É fruto de identificação com Ele e
com os dEle. Trilha pelo caminho da renúncia quando se preocupa em não comer carne para não escandalizar o
irmão mais fraco, ou seja, é um compromisso que vai além da própria
consciência no dizer de Paulo.
Santidade ao Senhor envolve a consciência de
se saber não idôneo, e a partir daí procurar mais dependência do Espírito
Santo, em lugar de abrir mão do exercício de renúncias válidas por se achar
fraco e insuficiente.
Santidade ao Senhor é a via por Ele apontada,
que inclui o testemunho por implicação, biblicamente apontado como evitar a aparência do mal, para que a
vida espiritual goze credibilidade e poder.
Santidade ao Senhor é retirada do cenário da
ambição material, da concupiscência da carne, linguagem tão densamente bíblica
que soa estrangeira aos ouvidos dos que falam meio asdodita.
Esta linguagem toda acima, está estranha a
seus ouvidos? Quando não entendemos o que alguém nos diz, pensamos: ele fala
outra língua; ou: está bêbedo por mosto? Ou rechaçamos o discurso dizendo: é
radicalismo religioso.
Não. Santidade ao Senhor é disciplina para
cristãos zelosos, coisa que se deve procurar viver, e que deve ser passada de
pais para filhos. Então sobre esses filhos se cumprirá a Palavra que proclama: ensina a criança no caminho em que deve
andar, e mesmo quando for grande não se
desviará dele.
Os homens dos dias de Neemias, confrontados
por terem fracassado nessa missão, arrependeram-se diante do Senhor.
Uma dica: santificação pessoal é canal de
AVIVAMENTO espiritual. A vida libertina na fé, é via de descrédito e fracasso
em todas as áreas, falso poder, conquista mundana.
Neste assunto cabe a advertência de Paulo: aquele que pensa estar de pé, cuide para que
não caia. Chamo sua atenção para estas duas possibilidades: estar de pé e
cair.
Estamos falando o mesmo idioma?
Eu convido você a assumir santidade ao Senhor
como propósito para sua vida e caminhada de fé neste novo ano de 2014. Vamos
trilhar juntos esta carreira?
Pr. Cleber Alho
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