MISSIO

Não somos 007

Faz um bom tempo que me recuso, com todas as minhas forças, ser um agente 007. Sei que disso depende a minha vida: exercer a mesma com integridade, amando o céu e a terra, sujando meus pés e mãos para que, "quando enfim chegar o dia", o pó se transforme completamente.

Todos nós estamos inseridos na missão sublime de viver. Não é preciso um chamado, o mesmo já ocorreu a muito tempo atrás, no grito que cada um de nós deu quando saímos da barriga de nossas mães. É o ar entrando, é a descoberta, é a luz que faz abrir nossos olhos paar tudo e todos ao redor.

Como cristão (leia-se, "seguidor de Jesus"), entendo que a Vida com "v" maiúsculo é possível aqui agora. Não é algo restrito ao céu-lindo-céu. Já moro aqui, com Ele, no lindo céu que me cerca, apesar das lutas, dores e lágrimas. É por isso que tudo se torna assombrossamente lindo.

Existe também "missão" no compartilhar do que vivemos. A vida nossa é tão intensa que transborda. Por isso, se torna impossível que outros não a vejam e não a tomem "como comparação". Não falo de religião, igreja, doutrina. Falo de Vida. Por isso que eu e você, como Igrejas vivas sem a dureza do cimento, precisamos mostrar para quê vivemos nessa terra.



Missão não é um culto especial de domingo, um jantar missionário, tampouco uma conferência missionária. Missão não é agência missionária, ter um orgão próprio de missões, saídas aos domingos a tarde para evangelizar, nem tampouco ensinar futebol em uma tribo distante. Participei (e fiz) tudo isso.

Porém o que ví e aprendí foi que Missão é muito mais do que estratégias ou projetos, muito mais do que garantir a vaga de meu vizinho (e nação) nos ares celestiais. Missão jamais será um visto de entrada para o céu. Se vivemos nessa terra para tentar povoar o paraíso, miseráveis homens que somos!

Por quê? Porque missões é uma vida em abundância que transborda para todos os lados, sem distinção de cor, raça, religião. É a vida já prometida por Ele que transborda aqui e agora, através da encarnação visível e palpável de minhas palavras e ações por onde quer que eu passe. Jesus já disse que "enquanto estivermos indo, façam discípulos" de todas as nações (Mateus 28:19). Esse amor pode ser sensibilizado em reuniões específicas, demonstrada através de nossas saídas cotidianas (não apenas aos domingos) para o trabalho, como também ao ensinar futebol com amor e dedicação. É um contínuo caminhar, mostrando amor, fazendo discípulos. Missão não é isca para povoar o céu, é viver em amor já e agora por todos os lados.

Missão Integral?

É engraçado ter um subtítulo desse e dar tanto enfoque nisso, já que a missão nunca deixou de ser integral. A gente é que tomou direção errada e agora, ao tentar voltar ao simples, nos deparamos com um "novo ensinamento". A missão (sempre integral) está relacionada com a expressão e vivência da fé em Jesus Cristo por parte da igreja, de uma forma não dividida e em todos os aspectos da vida.

“Não é somente uma questão de que o evangelismo e o envolvimento social devam ser feitos concomitantemente. Ao invés disso, na missão integral a nossa proclamação tem conseqüências sociais ao motivarmos as pessoas a amarem e se arrependerem em todas as áreas da vida. O nosso envolvimento social tem conseqüências evangelísticas ao testemunharmos a graça transformadora de Jesus Cristo. Se ignorarmos o mundo, traímos a Palavra de Deus que nos envia para servir o mundo. Se ignorarmos a Palavra de Deus, não teremos nada para levar ao mundo. A justiça e a justificação pela fé, o louvor e as ações políticas, a transformação no âmbito espiritual, material e pessoal, e as mudanças estruturais devem caminhar juntas. Assim como vimos na vida de Jesus, o ser e o fazer estão no âmago da nossa tarefa integral.” (Declaração da Rede Miquéias).

Custos

Certa feita ouví de um dito-cujo em uma dessas grandes "Catedrais" que o Nordeste brasileiro era a Meca deles. A grandeza desse homem só se resume no templo suntuoso que ele tem e no entretenimento que ele pode oferecer aos milhares de pessoas que lá vão. Um paradoxo horripilante: visão de girico, num templo de Salomão.

O nordeste vai continuar nordeste, bem pertinho da gente, com seus enormes desafios. E Meca (capital religiosa da Arábia Saudita) continuará sendo Meca, bem longe da gente, com seus grandes desafios. Não há limites geográficos para a Missão com "M" maiúsculo. Limitar a ação divina a regiões que podemos emplacar o nome de nossa igreja ou denominação, é o mesmo que cambalear de vertigem. Existem muitos lugares no mundo onde pessoas como você e eu pagam realmente o preço por pertencerem à Família do Pai, coisa que nós, que vivemos em um país aberto, talvez nunca possamos experimentar. A pergunta é: quanto vale a nossa fé?



Liberdade em Cristo. Infinitamente cara. Incondicionalmente gratuita. E que as visões de girico caiam por terra em nome de Jesus.